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Subprojeto Língua Portuguesa

Publicado: Terça, 16 de Janeiro de 2018, 16h18 | Última atualização em Sexta, 02 de Fevereiro de 2018, 09h36 | Acessos: 4932

O presente subprojeto vincula-se ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID da UFCG e visa fomentar a iniciação à docência de estudantes do CFP/UFCG e preparar a formação de docentes em nível superior, no Curso Letras (Língua Portuguesa) para atuar, principalmente, na educação básica pública. A área contemplada pelo projeto na UAL – CFP - UFCG é Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas, e os bolsistas atuam no Ensino Fundamental e Médio, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cristiano Cartaxo e na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Crispim Coelho, da cidade de Cajazeiras – PB.

Os eixos de atuação do referido projeto estão circunscritos a: Ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas no Ensino Fundamental e Médio através do trabalho com os gêneros textuais/discursivos de circulação social, explorados, sobretudo, a partir do uso de sequências didáticas, oficinas e/ou projetos de letramento; Visão interdisciplinar do uso da linguagem; Relação professor-aluno; O papel do professor de Língua Portuguesa e de suas respectivas literaturas no Ensino Fundamental e Médio; Sala de aula como espaço educativo; Avaliação na perspectiva processual e formativa; Concepção de competência e na relação entre comunidade e escola no papel educacional.

O objetivo da presente proposta é, portanto, possibilitar a professores e alunos de Língua portuguesa de Ensino Fundamental e Médio e a alunos do Curso de Letras um trabalho dialógico que propicie o desenvolvimento de habilidades de compreensão, interpretação e produção dos mais diferentes textos, visando, então, contribuir para a inserção dos alunos na sociedade, como cidadãos conscientes, capazes, não só de analisar as várias situações de convivência social como também se expressar criticamente em relação a elas.

O subprojeto busca, pois, a valorização pessoal dos alunos, destacando as suas características e histórias particulares, a sua visão de sociedade, de relações e de compromissos com ela, centrando, especialmente, seu foco na apreciação, pelos sujeitos, da cultura letrada (local, regional, nacional e internacional) ao mesmo tempo em que estabelece o diálogo desta com as demais linguagens e manifestações culturais.

Enquanto resultados alcançados durante o ano de 2016, foram produzidos materiais de apoio didático numa perspectiva interdisciplinar, produção de curta-metragem, oficinas, debates em torno da abordagem interativa dos gêneros textuais, aulões de apoio a alunos candidatos ao Enem, Palestras, Criação de Páginas na web, Amostras etc. Tais resultados consolidaram o trabalho com a língua materna em sala de aula enquanto importante ferramenta para a construção da cidadania do aluno do ensino básico, mostrando que a escola é um espaço profícuo para a produção e interseção de saberes e  um espaço para criar e lidar com a linguagem enquanto ferramenta de poder, o que contribui para despertar a postura cidadã da luta pelos direitos.

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