Ir direto para menu de acessibilidade.

banner suporte cfp

 

Início do conteúdo da página

CENÁRIO EPIDEMIOLÓGICO DA COVID-19 NO MUNICÍPIO DE CAJAZEIRAS-PB

  • Publicado: Sexta, 15 de Maio de 2020, 08h07
  • Última atualização em Sexta, 15 de Maio de 2020, 08h11
  • Acessos: 1815

GEOINFORMATIVO: A Universidade Federal de Campina Grande – Campus de Cajazeiras, através da pesquisa “Avaliação e Gestão dos Riscos para Enfrentamento da COVID-19 no Município de Cajazeiras-PB”, desenvolvida pelas professoras Alexsandra Rocha e Jacqueline Gonçalves Lustosa do Curso de Geografia, vem por meio deste INFORMAR sobre a epidemiologia da doença causada pelo novo Coronavírus (COVID-19) em Cajazeiras-PB no período de 03 a 07 de maio do corrente ano. Os resultados preliminares aqui apresentados foram extraídos por meio de questionários online, vinculados as redes sociais, respondidos por 1.827 pessoas.

CENÁRIO EPIDEMIOLÓGICO DA COVID-19 NO MUNICÍPIO DE CAJAZEIRAS-PB

Os produtos geocartográficos gerados pelos dados primários da pesquisa permitem apresentar uma análise pontual e preliminar da primeira semana da pesquisa (03 a 07 de maio de 2020).

- Os dados revelam que o maior percentual dos sujeitos envolvidos na pesquisa reside nos bairros Centro, Jardim Soledade, Casas Populares e Pio X. Os demais bairros tiveram uma menor participação nessa primeira fase da pesquisa.

-  Dentro do universo pesquisa, as pessoas que pertencem ao “grupo de risco” localizam-se nos bairros Centro, Pio X, Jardim Oásis e Pôr do Sol.

- As respostas sobre “contato com pessoas confirmadas com a COVID-19” revelaram que 56 pessoas tiveram algum tipo de contato, sendo 26,7% residentes no Centro e 19,6% no Jardim Soledade, perfazendo 46,3% do valor total. Os 53,7% restantes se distribuem no demais bairros de Cajazeiras.

- Os dados acima PODEM ser correlacionados com os boletins epidemiológicos dos dias 03 e 07 de maio apresentados pela Secretaria de Saúde do Município, onde houve um aumento significativo de 10 para 18 pessoas testadas positivos para a covid-19.

- Os profissionais que trabalham de forma presencial, ou seja, na linha de frente, residem nos bairros Centro, Jardim Soledade e Pio X.

- De acordo com a pesquisa, o bairro Centro apresenta-se como potencial área de transmissão local, sendo até o momento, o local para efetivação de ações para conter o avanço da covid-19 em Cajazeiras.

 

VEJA AQUI A ANÁLISE COMPLETA

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página