Ir direto para menu de acessibilidade.

banner suporte cfp

 

Página inicial > Últimas notícias > Arquitetos apresentam projeto do novo Hospital Universitário de Cajazeiras
Início do conteúdo da página

Arquitetos apresentam projeto do novo Hospital Universitário de Cajazeiras

  • Publicado: Segunda, 09 de Outubro de 2017, 08h08
  • Última atualização em Segunda, 09 de Outubro de 2017, 10h58
  • Acessos: 3292

A Unidade vai contar com 200 leitos e serviços de alta complexidade

A equipe do Hospital Universitário Júlio Bandeira da Universidade Federal de Campina Grande (HUJB-UFCG), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), pode ver o sonho da construção do novo HU de Cajazeiras cada vez mais próximo. Nesta terça-feira, dia 6, foi apresentado o projeto arquitetônico do Hospital Universitário com uma ampla estrutura de 200 leitos, Centro Cirúrgico e Unidades de Terapia Intensiva adulto, pediátrica e neonatal. Com a conclusão dessa obra, as atuais instalações do HUJB serão destinadas a serviços ambulatoriais.

Na ocasião, estiveram presentes, além do corpo diretivo e demais colaboradores do hospital, o reitor da UFCG, Vicemário Simões, o diretor do Centro de Formação de Professores - campus da UFCG em Cajazeiras, Antônio Fernandes, representante da Diretoria de Administração e Infraestrutura da Ebserh, técnicos da Unops (Escritório de Projetos da ONU) e profissionais da Santini e Rocha Arquitetos, responsáveis pela elaboração do projeto arquitetônico.

A apresentação ficou por conta dos arquitetos e surpreendeu a todos pela magnitude e potencial do novo empreendimento. A superintendente do HUJB Mônica Paulino destacou que esse é um momento de celebração por estar colhendo os frutos para a construção do novo HU. “O projeto tem a proposta de melhorar as condições de saúde e ensino e, por isso, nós acreditamos muito nele. Agradeço a todos que estão empenhados nessa conquista, inclusive ao reitor Vicemário Simões e ao diretor do CFP, Antônio Fernandes”, destacou Mônica, ressaltando a importância da atuação da Ebserh em todo o processo.

6817bf35 11f7 4098 8d4a 244f5923ebf0

Vicemário Simões comemorou a elaboração do projeto e o classificou como o “ponta pé inicial”, um marco importante para toda a região. “Haveremos de, em um menor espaço de tempo possível, tentar concluir o projeto arquitetônico para dar continuidade com os projetos executivos. Será um grande ganho para a cidade, para a universidade, e para toda a Paraíba tanto no que se refere à saúde quanto à formação do corpo discente da UFCG”, enfatizou.

“É uma satisfação imensurável, um sonho que temos acalentado desde que o curso de medicina foi criado, há 10 anos. Então, a cada etapa concretizada a gente vibra e ganha forças para lutar pela conclusão dessa obra”, celebrou o diretor do campus da UFCG em Cajazeiras, Antônio Fernandes.

Atuação da Ebserh

O projeto está sendo acompanhado por representantes da Diretoria de Administração e Infraestrutura da Ebserh e por técnicos da Unops, órgão ligado à ONU que firmou um acordo de cooperação técnica com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares e tem sido parceiro da estatal no desenvolvimento de projetos pilotos de hospitais universitários no país.

Arquitetos apresentam projeto do novo Hospital Universitário de Cajazeiras

Arquitetos apresentam projeto do novo Hospital Universitário de Cajazeiras

Para a superintendente do HUJB, Mônica Paulino, a Ebserh e a Unops oferecem credibilidade ao projeto. A parceria permite o desenvolvimento de metodologias para a construção de novos hospitais filiados à Ebserh, levando em conta questões como sustentabilidade e humanização do espaço hospitalar. “A gente acompanha o desenvolvimento para garantir a qualidade e a adequação a padrões mais modernos”, explicou o gerente de projetos da Unops, Rafael Esposel.

O chefe de Serviço de Apoio à Manutenção Predial e Obras da Ebserh, Sandro Martins, se disse emocionado em ver o projeto arquitetônico do hospital em fases de conclusão. “Todo o projeto foi pensado levando em conta a sustentabilidade e adequada utilização dos recursos naturais para que o custo de manutenção do hospital seja reduzido. Estamos todos de parabéns”, afirmou.

Desde dezembro de 2015, o HUJB é um dos hospitais filiados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, estatal vinculada ao Ministério da Educação. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas 39 unidades filiadas.

Fonte: EBSERH - Ministério da Educação

registrado em:
Fim do conteúdo da página