Página inicial > Últimas notícias > Inep divulga cronograma do Censo da Educação Superior deste ano

Inep divulga cronograma do Censo da Educação Superior deste ano

• Publicado: Quinta, 23 de Novembro de 2017, 17h52
  • Última atualização em Quinta, 23 de Novembro de 2017, 17h52

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou noDiário Oficial da União (DOU)desta quinta-feira, 23, portaria que estabelece o cronograma de etapas e atividades do Censo da Educação Superior 2017. A coleta das informações será feita exclusivamente pela internet, por meio do Sistema do Censo da Educação Superior (Censup). Todas as instituições de educação superior brasileiras, públicas e particulares, deverão preencher os dados no sistema.

A primeira etapa da coleta de informações terá início em dezembro deste ano. No dia 14, começa o período de atualização do cadastro do pesquisador institucional das instituições, que deve ser feito até 31 de janeiro de 2018. A atualização é de responsabilidade do representante legal e do próprio pesquisador institucional. As demais etapas seguem o seguinte cronograma:

1º/2/18 – Abertura do Sistema do Censo da Educação Superior (Censup) para entrada de dados;

1º/2/18 a 24/4/18 – Coleta de dados, por preenchimento dos questionários eletrônicos e por importação de dados pela internet;

25/04/18 a 4/6/18 – Verificação da consistência, conferência, ajustes e validação dos dados coletados;

5/6/18 a 2/7/18 – Consolidação e homologação dos dados;

3/7/18 a 3/9/18 – Preparação dos dados;

14/9/18 – Divulgação do Censo da Educação Superior.

O representante legal de cada instituição é responsável pela exatidão e veracidade das informações prestadas. Já o pesquisador institucional, indicado pelo representante legal, é o agente oficial da instituição junto ao Inep. Cabe a ele responder os questionários, verificar e corrigir os dados declarados e esclarecer questionamentos do Inep referentes ao Censo da Educação Superior.

Censo

O levantamento é pré-requisito para a expedição de atos regulatórios e participação das instituições em programas do Ministério da Educação, como o Programa Universidade para Todos (ProUni), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e as bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O censo ainda subsidia a avaliação, a supervisão e o cálculo do conceito preliminar de curso (CPC) e do índice geral de cursos (IGC), indicadores da qualidade da educação superior. As informações também compõem o indicador aluno equivalente – graduação, usado para a distribuição de recursos orçamentários às universidades federais.

Acesse ocronogramado Censo da Educação Superior 2017 na edição desta quinta-feira, 23, doDiário Oficial da União.

(Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep)