Página inicial > Últimas notícias > Encontro Regional das Licenciaturas reuniu 1.600 acadêmicos na UFCG

Encontro Regional das Licenciaturas reuniu 1.600 acadêmicos na UFCG

• Publicado: Segunda, 11 de Dezembro de 2017, 17h50
  • Última atualização em Segunda, 11 de Dezembro de 2017, 17h50

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) sediou nesse final de semana, de 9 a 11, no campus sede, o II Encontro Regional das Licenciaturas do Nordeste (Erelic), o II Encontro do  Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) Nordeste e o VI Encontro do Pibid da UFCG. Os eventos foram encerrados com palestra do presidente do fórum nacional (Forpibid) Nilson Cardoso.

Discutindo temas ligados às políticas educacionais e à diversidade curricular na formação docente, o encontro teve a participação de dez delegações, 1.600 participantes e apresentação de 784 trabalhos acadêmicos, com 17 grupos de trabalho.

O coordenado-geral dos eventos, o professor Marciano Lucena destacou a luta nacional que o programa vem travando, a falta de recursos e a sinalização (MEC) de que o Pibid venha a se transformar em uma residência pedagógica, "o que causará um prejuízo imensurável, num momento em que o programa está consolidado e promove excelentes resultados".

"Um grande laboratório multidisciplinar e uma experiência única, determinante no foco da vida acadêmica", assim avaliou o estudante do curso de Química do Centro de Educação e Saúde(CES), campus da UFCG em Cuité, Carlos Medeiros. Para ele, que conclui o curso no próximo ano, os eventos trouxeram a oportunidade de observar as realidades de outros cenários, promovendo alinhamentos a seu projeto de pós-graduação.

O reitor Vicemário Simões, que visitou as exposições e apresentações de trabalhos (no sábado, 9), destacou a importância da realização dos eventos regionais em Campina Grande para uma maior participação dos estudantes da UFCG. "Além da interação e colaboração nas discussões, os alunos absorveram energias que lhe movimentarão em suas práticas e iluminarão novos caminhos nas ações de ensino e aprendizagem", comentou.

(Ascom/UFCG)