Página inicial > Últimas notícias > Nota Oficial - 26/10/2018

• Publicado: Sexta, 26 de Outubro de 2018, 21h37
  • Última atualização em Sexta, 26 de Outubro de 2018, 21h37
  • Acessos: 1983

A Universidade é lugar da produção do conhecimento e, portanto, espaço de exercício do livre pensamento e de expressão da razão Iluminista que há séculos demarca novas possibilidades de liberdade, igualdade e solidariedade.

Além disso, a Universidade representa a luta histórica contra o obscurantismo, a censura e a tirania que tolhe, maltrata e persegue a capacidade e o sonho humano de construção de uma sociedade mais justa, igualitária e democrática.

Ao defender a Universidade, o que defendemos é a permanência desse espaço de autonomia e liberdade de pensamento, que permite o desenvolvimento do saber humano, seja no campo da ciência, da tecnologia, da arte ou da cultura.

Ao defender a Universidade, defendemos o ensino público gratuito, inclusivo, de qualidade e socialmente referenciado.

Ao defender a Universidade, defendemos, com toda força e fervor, a manutenção da democracia como valor e condição básica do convívio humano.

Prof. Dr. Anielson dos Santos Sousa
Prof. Dr. Antônio Fernandes Filho
Prof. Dr. Jardel de Freitas Soares
Prof. Dr. José Justino Filho