Página inicial > Últimas notícias > Tese de professora da UFCG é indicada para premiações da Capes e da UFMG

Tese de professora da UFCG é indicada para premiações da Capes e da UFMG

• Publicado: Terça, 28 de Maio de 2019, 08h56
  • Última atualização em Quarta, 29 de Maio de 2019, 23h30

Pesquisa de doutorado foi realizada em Pombal e analisa a atenção básica à saúde do idoso

A tese de doutorado da professora Fabiana Ferraz Queiroga de Freitas, do Centro de Formação de Professores (CFP), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras, foi indicada para concorrer aos prêmios Capes de Tese 2019 e UFMG de Teses 2019.

Intitulada Fatores associados à fragilidade em idosos no contexto da atenção primária, a pesquisa foi desenvolvida no Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Enfermagem, uma parceria entre a UFCG e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sob orientação da professora da UFMG, Sônia Maria Soares.

O estudo, defendido em 2018, objetivou analisar os fatores associados à fragilidade em idosos no contexto da Atenção Primária em Saúde (APS) do município de Pombal, Paraíba. Um dos pontos estudados na pesquisa, a análise espacial, permitiu conhecer a distribuição e áreas de concentração da fragilidade, favorecendo a comparação da vulnerabilidade social com a potencialidade de atendimento por parte dos serviços de saúde, com vistas a dar suporte a ações de planejamento e gestão de distribuição de unidades de atendimento ou de projetos específicos de visita aos necessitados.

Para a pesquisadora, as indicações são importantes para visibilidade da saúde da pessoa idosa e, em especial, do sertanejo paraibano. “É também um ganho para a notoriedade e potencial das pesquisas desenvolvidas na UFCG, em especial, no campus Cajazeiras, do qual faço parte”, destaca.

A professora espera, agora, um espaço na agenda da Secretaria da Saúde da cidade de Pombal para apresentar os resultados da pesquisa e poder contribuir com a melhoria dos serviços de atenção à saúde do idoso.

Para conferir a pesquisa, acesse aqui.

(Ascom UFCG)