Página inicial > Últimas notícias > Ministério da Saúde libera R$ 3,5 milhões para hospitais universitários da Paraíba

• Publicado: Sexta, 23 de Agosto de 2019, 00h33
  • Última atualização em Sexta, 23 de Agosto de 2019, 00h33

Uma portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) da última sexta-feira, 16, disponibilizou R$ 79,5 milhões para 48 hospitais universitários federais. Para os hospitais universitários da Paraíba, foi liberado um montante de R$ 3,54 milhões.

Para os hospitais ligados à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), foram autorizados cerca de R$ 2 milhões, sendo R$ 1,37 milhão para o Hospital Alcides Carneiro (HUAC), em Campina Grande, e R$ 712 mil para o Hospital Júlio Bandeira (HUJB), em Cajazeiras. Para o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), da UFPB, foi destinado R$ 1,45 milhão.

Financiado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério da Saúde (MS), o Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf) é gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao MEC. Os recursos liberados por meio dessa portaria são do Ministério da Saúde e destinados para o custeio das atividades diários do hospital.

Todas as liberações de verbas fazem parte de um planejamento prévio feito pela Ebserh para garantir os investimentos e manutenção dos serviços das unidades. Em 2019, cerca de R$ 305 milhões já foram repassados aos hospitais por meio do Rehuf. "Estes recursos são importantes, pois buscam atender ao pleno funcionamento dos hospitais universitários federais para sua reestruturação física e aperfeiçoar o que já vem sendo feito na parte de assistência, ensino e pesquisa. Desta forma, a Ebserh reforça seu compromisso de melhorar os serviços oferecidos à população, destacou o presidente da Rede Ebserh, Oswaldo Ferreira.

O Programa

O Rehuf destina-se à reestruturação e revitalização dos hospitais vinculados às universidades federais, incluindo as não filiadas à Ebserh. A descentralização dos recursos obedece a critérios como o porte do hospital (número de leitos), o perfil assistencial (baixa, média ou alta complexidade), entre outros. O objetivo é criar condições materiais e institucionais para que os hospitais universitários federais possam oferecer atendimento médico e hospitalar de qualidade, além de apoiar o ensino e pesquisa.

(Ascom HUAC/UFCG)