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Subprojeto Física

Publicado: Terça, 16 de Janeiro de 2018, 16h19 | Última atualização em Sexta, 02 de Fevereiro de 2018, 09h41 | Acessos: 4361

As necessidades formativas do/a professor/a da Física para a Educação Básica norteiam os objetivos do Subprojeto PIBID/UFCG — FÍSICA/CFP e contemplam ações no sentido de construir condições para sua formação. Seu desenvolvimento tem permitido contribuir para que a Escola da Educação Básica constitua espaço privilegiado de formação, essa entendida em suas múltiplas dimensões: docente (caráter técnico-científico das Práticas Pedagógicas), a política (na perspectiva da pedagogia de Paulo Freire adotada) e a geral (extensão do caráter intelectual da formação do professor). Eles também referenciam a formação dos Estudantes da Educação Básica proporcionando-lhes condições de experiências escolares significativas no que diz respeito às relações com os saberes contribuindo para a sua compreensão do mundo e a construção da cidadania.

As ações desenvolvidas demonstraram significância quanto à formação inicial de docentes: na valorização da docência por meio de estudos das condições históricas e materiais da educação brasileira, na participação efetiva no cotidiano escolar das Escolas, proporcionando oportunidades de produção e cooperação em experiências capazes de enfrentar dificuldades identificadas nos processos ensino-aprendizagem, na mobilização do/as professore/as das Escolas participantes como co-formadore/as do/as futuro/as docentes e na contribuição para a articulação das abordagens teóricas e a construção de práticas pedagógicas impactando a qualidade das ações acadêmicas no Curso de Física/CFP/UFCG.

A construção de caminhos para se conseguir atingir esses objetivos foi traçada segundo a maioria das ações previstas: (a) qualificação das Equipes: realizaram-se sessões de estudos; (b) planejamento do trabalho do/as Supervisore/as: atividades que permitiram a participação do/a Bolsista no Planejamento da Escola e no acompanhamento do Exercício da Docência Compartilhada; (c) planejamento do trabalho do/as Bolsistas: envolveu a construção de conhecimentos referenciada pelas Pesquisas em Ensino da Física, o planejamento pedagógico na Escola, Exercício da Docência Compartilhada, o Ensino Experimental; (d) realização de Exposições Temáticas: exposições objetivando estudar as relações Ciência, Tecnologia e Sociedade; (e) desenvolvimento de atividades para as aulas da Física: ações que objetivaram problematizar as atividades tradicionalmente desenvolvidas nas escolas: o Ensino Experimental, o Trabalho em Grupo, a Pesquisa Escolar e o uso de filmes e, (f) promoção do uso da Língua Portuguesa de acordo com a norma culta: dedicou-se, através de discussões de todas as produções escritas, atenção ao uso correto, em termos da norma culta.

Considerando as condições de realização das ações nas Escolas e as limitações presentes na formação do/as Bolsistas os resultados podem ser vistos como satisfatórios, pois puderam: (1) demonstrar razoável domínio de resultados recentes das Pesquisas Em Ensino da Física no que diz respeito aos conteúdos ensinados no Ano Letivo de 2016; (2) explicitar conhecimentos, procedimentos e atitudes, num nível aceitável, para planejarem e coordenarem sessões de ensino (aulas); (3) utilizar, embora de forma limitada, as Tecnologias da Informação e Comunicação no desenvolvimento das Práticas Pedagógicas; (4) demonstrar, em sua maioria, condições intelectuais para construir propostas de Ensino contemplando o conceito sustentabilidade, contribuições para a construção da cidadania e as questões étnico-raciais; (5) demonstrar um domínio satisfatório da Língua Materna nas produções textuais e, (6) produzir trabalhos disseminando seus resultados em eventos acadêmicos e durante os Encontros promovidos pelo PIBID/UFCG.

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