Página inicial > PIBID > PIBID EDITAL N 61/2013 > PIBID > Subprojeto Geografia

Subprojeto Geografia

Publicado: Terça, 16 de Janeiro de 2018, 16h19 | Última atualização em Sexta, 02 de Fevereiro de 2018, 09h40 | Acessos: 8744

O subprojeto de Geografia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Centro de Formação de Professores, da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Cajazeiras – PB. O subprojeto está sendo executado nas Escolas Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Crispim Coelho e EMEIEF Cecília Estolano Meireles, tendo como objetivo, mediar as relações entre a universidade e a educação básica da rede pública de ensino, proporcionando aos licenciandos a oportunidade de se inserirem nesse contexto, bem como uma melhor formação docente, contribuindo também para um ensino aprendizagem significativo dos alunos. Iniciado em abril de 2014 o subprojeto Geografia vem proporcionando aos bolsistas ID vivenciar a teoria acadêmica com a prática escolar e refletir sobre a formação docente em construção. Isso é possível diante do planejamento das atividades a serem trabalhadas na escola com o educando e auxílio do supervisor escolar. As ações compreenderam as temáticas: Na escola Cecília Estolano “a Multiculturalidade, Racismo, Cartografia, Regiões do Brasil, e Desertificação na Paraíba” e Colégio Crispim Coelho “Aedes Aegypti: Problema Meu e Seu; O Uso da Literatura brasileira no Ensino da Geografia; Violência no Trânsito: Educar para Cidadania; Envelhecimento da População: Respeito, Convivência e Cuidado”. Essas ações denotaram em visitas de campo após a orientação e sistematização do conhecimento do aluno em sala de aula. Proporcionando aos educandos um olhar mais critico sobre a questão social, econômica e humana que envolveu a temática das ações. Ressaltando a participação dos bolsistas em eventos científicos, produção de material didático e divulgação no blog. Assim, os bolsistas puderam contribuir na educação geográfica do aluno e na sua formação docente. Portanto, o Subprojeto de Geografia vem assim atuando com uma grande importância para o ambiente escolar, pois construiu um elo entre escola e universidade, e entre os agentes que o compõem, onde estes possuem grande responsabilidade, visto que eles são mediadores entre a escola e os alunos, entre os professores e alunos. Assim, podemos considerar as muitas variáveis que facilitam o ensino aprendizagem, tanto dos bolsistas, professora supervisora e alunos onde buscamos desenvolver um processo de ensino e aprendizagem capaz de formar cidadãos com consciência crítica e reflexiva.