Página inicial > PIBID > PIBID EDITAL N 61/2013 > PIBID > Subprojeto História

Subprojeto História

Publicado: Terça, 16 de Janeiro de 2018, 16h19 | Última atualização em Sexta, 02 de Fevereiro de 2018, 09h33 | Acessos: 4345

O Subprojeto de História do campus de Cajazeiras foi criado em 2013 e foi estruturado a partir de dois eixos, o primeiro: “Prática e teoria no cotidiano do Ensino de História: construindo significados para o ensino a partir de diversas linguagens” foi pensado a partir da dificuldade dos licenciandos no curso de História em pensar na prática teórico-metodológica como uma ação conjunta no processo de ensino-aprendizagem. E o segundo eixo: “(des) construindo a identidade docente” atende uma necessidade tanto acadêmica, quanto dos professores de história que já atuam nas redes públicas do município, pois, gira em torno da reflexão e avaliação da própria prática docente.

O primeiro eixo pensado para o PIBID História se pautava na valorização de uma identidade docente entre os próprios discentes do curso de história; refletindo acerca de cada trajetória formativa contribuindo para uma identificação e sentimento de pertença ao curso. Ao longo de três anos de ações desenvolvidas em torno da reflexão da prática docente desenvolvemos inúmeras experiências nas escolas relacionadas principalmente com os projetos elencados no subprojeto, entre eles sobre a história afro-brasileira, história local, protagonismo juvenil, novas tecnologias e história política. Participamos cotidianamente do dia a dia da escola construindo um amadurecimento das discussões em torno da identidade docente.

Os debates e momentos de formação através da seleção de textos que discutissem a construção dessa identidade, dando continuidade a formação iniciada e trabalhando assim a leitura e a escrita que eram também objetivos a serem desenvolvidos e fez parte de todo o processo desse subprojeto. Parte das atividades foram desenvolvidas nas escolas parceiras, na E.E.F. Dom Moisés Coelho, atuamos no ensino Fundamental e na E.E.E.F.M. Professor Crispim Coelho, atuamos no Ensino Médio. Em ambas as escolas os bolsistas atuaram na docência compartilhada, na qual bolsistas e supervisores trabalharam juntos nos planejamentos e execuções de aulas diferenciadas. Decidimos nessa etapa do projeto trabalhar com as oficinas didáticas. As oficinas figuram como um recurso metodológico que permite em sua ação não só a participação ativa do discente, como também, a construção de todo o percurso da aula. Desta forma, as oficinas figuraram como resposta às questões apresentadas pelos próprios discentes das escolas, ao afirmarem que a disciplina de história é distante de seu cotidiano. Trabalhamos com os conteúdos que representam o currículo seguido pelo supervisor. Desta forma, mesmo seguindo o currículo oficial tínhamos o objetivo de pensá-los, não só, na relação passado-presente, como também, nas possibilidades de atuação dos discentes. Mas, também atuamos nas oficinas e projetos em especial com a temática do patrimônio e História local e do protagonismo juvenil. Entendemos que o PIBID no subprojeto de história permitiu um espaço maior de articulação entre a universidade e as escolas, além de uma percepção do universo escolar diferenciada do que os bolsistas possuem normalmente. Além disso, os supervisores também apresentaram mudanças em suas práticas docentes, discutindo e atuando junto aos bolsistas.