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Subprojeto Pedagogia

Publicado: Terça, 16 de Janeiro de 2018, 16h21 | Última atualização em Sexta, 02 de Fevereiro de 2018, 09h34 | Acessos: 4284

O Subprojeto de Pedagogia iniciado em março de 2014 continua sendo desenvolvido em quatro escolas parceiras, sendo que a EEEFM Dom Moisés Coelho, foi substituída em 2017 pela EMEIF Vitória Bezerra, permanecendo as demais escolas: EEEF Desembargador Boto de Menezes; EEEF Sinhazinha Ramalho e EEEF Coronel Joaquim Matos, três da rede Estadual de ensino e apenas uma da rede Municipal. Durante esse período de atuação com o Subprojeto as escolas tem tido uma participação efetiva em todas as atividades propostas, bem como conta com a participação dos IDs em ações e projetos implementados pela escola e pela 9ª Gerência de Ensino, tais como: Elaboração dos Projetos Pedagógicos das Escolas; Projetos de leitura e escrita; Semana da Consciência Negra, Semana da Pátria, Feira Cultural, Projeto Inclusão ‘Ser Diferente é normal’, Semana da água; PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) realizado em parceria com a Polícia Militar, projeto Liga pela Paz, dentre outros. O Projeto tem como objetivos: a) promover a formação humana e profissional de estudantes do curso de Pedagogia na práxis estabelecida entre a universidade, escola e comunidade; b) Promover a formação de grupos de estudos voltados para discussões acerca do Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia, da afetividade na prática docente e a importância da relação universidade-escola; c) Observar as escolas parceiras a fim de diagnosticar aspectos estruturais, pedagógicos, metodológicos e psicossociais para a realização de relatórios e intervenções; d) Participar das discussões, reflexões, reformulação do Projeto Político Pedagógico das escolas parceiras, bem como de atividades de planejamento e elaboração de planos de aula, jogos educativos e materiais didático-pedagógico; e) Realizar oficinas pedagógicas voltadas para a ampliação de diferentes habilidades educativas expondo-as em eventos culturais vivenciados na escola e; f) Dinamizar bibliotecas e realizar atividades voltadas para as tecnologias da informação e comunicação. Durante o ano de 2017 desenvolvemos atividades voltadas para: a discussão da relação Universidade e Escola; confecção de jogos educativos para diferentes disciplinas e temas; grupo de estudos e pesquisa envolvendo os coordenadores de área, supervisores e bolsistas IDs; observação da prática docente; elaboração de atividades semanais voltadas para a docência compartilhada de forma interdisciplinar; plantões pedagógicos realizados com os alunos; participação dos alunos nas atividades de mobilização do FICA PIBID na Câmara Municipal de Cajazeiras/PB; atividades realizadas nos projetos das escolas e participação nos planejamentos, tanto nas escolas, quanto na Universidade; realização de oficinas pedagógicas de instrumentos musicais com materiais recicláveis; de elaboração de revistas em quadrinhos e contação de histórias; de construção de bonecos na UFCG. As mesmas oficinas foram realizadas com as crianças das quatro escolas parceiras. As ações tiveram impacto no processo de ensino-aprendizagem dos alunos participantes do Subprojeto considerando: a aquisição das habilidades de leitura e escrita, nas operações matemáticas, consciência ecológica e social, fortalecimento do processo de identidade concretizando o desempenho das IDs, no desenvolvimento do conjunto das atividades que foram realizados nas escolas, bem como a aprendizagem da docência, atividades de pesquisa e extensão. O PIBID tem proporcionado o fortalecimento da relação Universidade e escola de modo particular, pois considera essa parceria um importante instrumento de formação para a aprendizagem significativa da docência e o comprometimento com a educação básica em suas mais diferentes especificidades.

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