Ir direto para menu de acessibilidade.

banner suporte cfp

 

Início do conteúdo da página

LABHOR - MINICURSO

Publicado: Quarta, 18 de Agosto de 2021, 19h34 | Última atualização em Terça, 22 de Fevereiro de 2022, 09h33 | Acessos: 8409

MINICURSO : PERCURSOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DE ESTUDOS E PESQUISAS EM HISTÓRIA ORAL

PROPONENTE: PROFa.SILVANA VIEIRA DE SOUSA

                             COORDENADORA DO LABHOR.

Apresentação

O minicurso considera a demanda de dúvidas de discentes e docentes quando da definição dos aspectos metodológicos e pedagógicos para a organização dos seus estudos e pesquisas com a história oral. Consideramos também o déficit de leituras e discussões teóricas acerca da temática. A história oral considerada como um campo de saber importante nas ciências sociais assim como em outras áreas que considerem central a aproximação direta com as experiencias de vida dos sujeitos sociais em áreas diversas de atuação e vivência falamos aqui de um conjunto de técnicas e recursos da natureza dos estudos e pesquisas com história oral em que o material é coletado através de metodologia específica de gravação de falas, depoimentos e/ou imagens , em um primeiro momento , em um segundo momento essa documentação carecerá de uma análise e crítica documental feita pelos pesquisadores sob o ponto de vista da articulação com seus referencias teóricos.

Partindo deste entendimento o curso visa como objetivo principal a preparação dos participantes para o conhecimento e uso das ferramentas e técnicas que definem e são centrais no trabalho com história oral desde os procedimentos da coleta até o trabalho crítico e finalmente uma discussão acerca da organização do material de protocolo de pesquisa necessários para registro em comitês de ética e pesquisa.

Justificativa

As pesquisas e estudos monográficos, dissertações e teses no campo da História Oral têm se expandido notadamente nas últimas décadas dos meios acadêmicos em especial na produção historiográfica e no campo da História. Em outras áreas das Ciências Sociais, a exemplo da sociologia e antropologia, vemos existe um acúmulo e tradição de trabalho mais acentuado nesse campo teórico-metodológico, tendo tornando-se, portanto, referenciais de diálogos.

Cada vez mais vemos discentes e docentes aproximando seus interesses de pesquisas para o campo das memorias, das experiencias e vivencias nos campos do trabalho, das crenças, das lutas sociais do cotidiano de homens e mulheres. São estudos que resultam em uma visibilidade para os sujeitos sociais e suas experiencias , em registros acadêmicos , rompendo, como dizemos, com o silencio da história e na história. Como professora do curso de História da UFCG-CFP-Cajazeiras-PB aproximei-me por formação através de estudos e pesquisas de pós-graduação nessa área.

Assim, o curso se ampara na necessidade de pontuar discussões de pesquisas e estudos situados no campo da História Oral e se faz importante como lugar de produção de conhecimento teórico, atuando no entendimento de questões conceituais, e conhecimento prático atuando na discussão dos procedimentos de pesquisas   e elaboração da documentação para registro nos comitês de ética e pesquisa.

Objetivos do minicurso

Objetivo Geral

Preparar discentes e docentes para uso das ferramentas e técnicas que definem e são centrais no trabalho com história oral desde os procedimentos da coleta até a organização do material de protocolo de pesquisa necessários para registro em comitês de ética e pesquisa.

Objetivos específicos

Conhecer textos e pesquisas no campo da História oral

Discutir referenciais teóricos de estudos com a História Oral

Analisar procedimentos metodológicos dos estudos em História Oral

Fomentar produção de artigos sobre a produção em História Oral

Incentivar a organização e arquivos

Cronograma de atividades*1

Setembro de 2021                                                
1 a 6 de setembro: Divulgação e inscrição do projeto  
08 a 11 de setembro: Formação da turma e informação aos inscritos
13 a 18 de setembro: Encontro síncrono: discussão do projeto e apresentação das leituras
27 de setembro: Encontro Síncrono: discussão das Leituras e termos conceituais importantes na História Oral.        
Outubro de 2021
14 de outubro: Encontro síncrono para discussão da documentação e dos protocolos de pesquisas em história oral: questões éticas.      
31 outubro: Encontro síncrono para conhecer as plataformas virtuais e documentos de pesquisa em História Oral.  

Novembro de 2021

1 a 6 de novembro: Avaliação do Curso

08 a 12 de novembro: Apresentação de Relatório

*1. Datas e horários sujeitos à alterações ou adequações.

registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página