Página inicial > UNIDADES ACADÊMICAS > UACS > LABHOR > Ensino > UACS > LABHOR > LABHOR/NDHDL - I CICLO DE DEBATES

LABHOR/NDHDL - I CICLO DE DEBATES

Publicado: Segunda, 14 de Fevereiro de 2022, 14h25 | Última atualização em Sexta, 04 de Março de 2022, 10h57 | Acessos: 7274

I CICLO DE DEBATES “PATRIMÔNIOS, ARQUIVOS E MEMÓRIAS: OBJETOS DE ESTUDOS DA HISTÓRIA”

Apresentação

Segundo Paul Ricoeur, o esquecimento é “um dano à confiabilidade da memória” e, portanto, a memória é, por definição em primeiro plano, “a luta contra o esquecimento” (RICOEUR, 2007, p. 424)

Esquecimento, sob a ótica da História, é o emblema da vulnerabilidade da memória, sendo ao mesmo tempo a arte de esquecer e a arte de rememorar, que nesta etapa vai ao encontro do perdão e do apaziguamento daquilo que é lembrado. Ainda, segundo Ricoeur (2007), a lembrança constitui o enigma da memória, fazendo parte, portanto, da ambiguidade da representação, de ausência e presença, estudada também por Roger Chartier (1990), para este último autor, “a representação faz ver uma ausência, o que supõe, de um lado, uma distinção clara entre o que representa e o que é representado; e de outro, é a apresentação de uma presença, a apresentação pública de coisa ou de uma pessoa.

Na primeira acepção, a representação é o instrumento de um conhecimento mediato que faz ver um objeto ausente substituindo-lhe uma ‘imagem’ capaz de repô-lo em memória e de ‘pintá-lo tal como é” (CHARTIER, 1990, p. 20). Já para o primeiro autor, a lembrança, como o outro lado do espelho, é ao mesmo tempo o esquecimento que “intervém no ponto mais crítico dessa problemática da presença, de ausência e de distância” (RICOEUR, 2007, p. 425)

Os rastros psíquicos são, por esse viés, lembranças da infância “que não foram definitivamente apagadas, mas apenas tornadas inacessíveis, indisponíveis, o que nos leva a dizer que esquecemos menos do que acreditamos ou que tememos” (RICOEUR, 2007, p. 426). Mas a felicidade de lembrar diz respeito à ação de retirar do esquecimento, fragmentos do passado. O rastro do passado que ficou inerte sobre o que ouvimos e vimos, por algum motivo, em algum momento, nos despertam o interesse porque “um acontecimento nos marcou, tocou, afetou e a marca afetiva permanece em nosso espírito” (RICOEUR, 2007, p. 436).

Partindo dessas reflexões sobre memória e esquecimento; constatamos que os estudos sobre os patrimônios e os arquivos são, em sua essência, lugares de atuação e/ou objetos de investigação do profissional da história, que acessando os diferentes tipos de documentos transforma-os em documentos históricos, retirando-os, portanto, do silêncio e do esquecimento.

Diante disso, o Laboratório de História Oral e o Núcleo de Documentação Histórica Deusdedit Leitão, setores da Unidade Acadêmica de Ciências Sociais do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande (UACS/CFP/UFCG) apresentam o ciclo de debates “PATRIMÔNIOS, ARQUIVOS E MEMÓRIAS: OBJETOS DE ESTUDOS DA HISTÓRIA”, aberto à comunidade acadêmica e público em geral interessados em debater e refletir sobre a importância da salvaguarda dos documentos históricos e as possibilidades de objetos de investigação histórica que os diferentes arquivos e acervos podem representar para o ofício dos historiadores e historiadoras.

Objetivo Geral

Apresentar os Patrimônios históricos culturais e arquivos documentais como lugares de estudos e pesquisa históricas.

Objetivos Específicos

• Discutir a relevância dos patrimônios históricos culturais e arquivos documentais como construções sociais;
  • Fomentar interesses de estudos e pesquisas sobre arquivos e patrimônios históricos e culturais;
  • Promover ações públicas de salvaguarda e constituição de arquivos documentais e patrimônios culturais e históricos.

Para o referido evento, a coordenadoras do LABOR e NDHDL divulgam a inscrição para seleção simplificada de 5 (cinco) monitores, que serão selecionados pelas coordenadoras, conforme os seguintes critérios:

Ser discente do curso de História da UFCG (campus Cajazeiras);

• Ter habilidade com ferramentas digitais;
  • Ter disponibilidade de horário (19:00 às 21:00), nos dias 07 a 09/03 e 14 a 15/03;
  • Ter afinidade com a temática do evento.

A seleção ocorrerá por entrevista, no formato síncrono, pela plataforma Microsoft Teams. O código para acesso, será enviado por e-mail.

Os discentes selecionadas receberão certificados de monitores.

15 a 18/02/2022 - Inscrição na página do LABHOR

22/02/2022 - Entrevistas

23/02/2022 - Divulgação dos discentes selecionados na Página do LABhOR

Inscrições Monitores