Página inicial > UNIDADES ACADÊMICAS > UAENF > Ensino > Unidades Acadêmicas > Laboratório de Pesquisa e Ensino em Geografia - LAPEG
UAENF

Laboratório de Pesquisa e Ensino em Geografia - LAPEG

Publicado: Terça, 24 de Julho de 2018, 19h11 | Última atualização em Segunda, 06 de Setembro de 2021, 08h55 | Acessos: 18541

LAPEG

Acesse aqui o Blog do LAPEG

Coordenador: Prof. Dr. Rodrigo Bezerra Pessoa.

O laboratório de pesquisa e ensino de geografia - LAPEG apresenta como objetivo maior refletir a prática pedagógica do discente, a partir de uma prática que interaja os conteúdos e a vivência-perceptiva do educando, trabalhando as categorias/conceitos geográficos que envolvem o contexto social, político e educacional.

Para Claval (2014), “a geografia é uma disciplina complexa que é difícil definir em poucas linhas. Seu sentido não parou de evoluir com o progresso das técnicas, a ampliação do mundo conhecido, as transformações da razão científica”. Embora, muitas vezes nos deparamos com uma indiferença do professor em acompanhar essas mudanças da sociedade e das relações capitalistas.

Mesmo reconhecendo as limitações do professor, da escola é preciso repensar a organização e o planejamento do trabalho pedagógico e didático no cotidiano escolar. O que não é permitido continuar sem comprometimento com os conteúdos e a formação do educando.

Para tanto, as preocupações maiores da pesquisa no LAPEG perpassam por questões relacionadas principalmente sobre: O que é pesquisa? Como ensinar geografia? Como contribuir na formação da cidadania do educando? Como interagir as categorias/conceitos da geografia e integrá-las nas disciplinas do currículo escolar? Como inserir uma metodologia que favoreça o ensino e aprendizagem do educando de forma satisfatória?

Como bem coloca Puntel (2007, p.90): A função do professor vai muito além do conhecimento de sua disciplina, pois assumimos um compromisso cada vez maior com os nossos educandos. Conhecer bem a nossa disciplina faz-se necessário, como também possibilitar situações de ensino-aprendizado que deixem marcas, preferencialmente positivas, nos nossos educandos, isso é compromisso de cada um.

Nesse sentido, a necessidade de se pensar uma prática pedagógica mais dinâmica e interativa em sala de aula, torna-se de grande importância no processo de ensino e aprendizagem do educando, como também sensibilizá-lo sobre os conteúdos geográficos. Envolvendo a temática ensino e pesquisa em Geografia como mediação educativa na prática pedagógica do discente de geografia, o LAPEG se destina aos alunos do Curso de Licenciatura em Geografia da UNAGEO do CFP, professores da rede de educação básica (publica e privada) e bolsistas do PIBID.

registrado em: ,