Unidade Acadêmica de Geografia
Curso de Licenciatura em Geografia
A Unidade Acadêmica, órgão base da UFCG, com funções deliberativas no seu âmbito, e que executa de forma indissociável as políticas de Ensino, Pesquisa e Extensão, é composta de: Assembleia; II- Coordenação Executiva Colegiada; III- Colegiado de Cursos.A Unidade Acadêmica é constituída do pessoal docente e técnico-administrativo nela lotado e dos discentes matriculados nos cursos e programas de sua responsabilidade.Cabe, à Unidade Acadêmica, a guarda e a conservação dos bens patrimoniais que lhe foram destinados. No âmbito do respectivo Centro. (UFCG: 2004, p.38).
COORDENAÇÃO E SERVIDORES
Aos Coordenadores de curso de Graduação compete:
- adotar as medidas necessárias à constituição do Colegiado do curso;
- convocar e presidir as reuniões do Colegiado do curso;
- coordenar a matrícula no Âmbito do Curso;
- coordenar o processo de acompanhamento e avaliação do Curso;
- julgar os pedidos de trancamento de matrícula;
- subsidiar a elaboração do plano e do relatório anuais da Unidade Acadêmica.(UFCG: 2004, p. 41e 42.).
Ao coordenador de Pesquisa e Extensão compete:
- Coordenar a elaboração do plano de atividades de pesquisa e extensão da Unidade Acadêmica;
- Acompanhar as atividades de pesquisa e extensão da Unidade Acadêmica;
- Coordenar o processo de seleção de candidatos a bolsa de programas institucionais de pesquisa e de extensão, nos termos da legislação em vigor; f) subsidiar a elaboração do plano e do relatório anuais da Unidade Acadêmica. (UFCG: 2004, p.43).
Coordenadores:
- Responsável pela Coordenação Administrativa: Profa Dra Ivanalda Dantas Nóbrega Di Lorenzo;
- Responsável pela Coordenação de Curso Matutino: Prof. Dr. Santiago Andrade Vasconcelos;
- Responsável pela Coordenação de Curso Noturno: Prof. Dr. Aloysio Rodrigues de Souza;
- Responsável pela Coordenação de Pesquisa e Extensão: Profa. Dra. Alexsandra Bezerra da Rocha;
- Responsável pela Coordenação de Pós-Graduação: Prof. Dr. Josias de Castro Galvão.
Servidores:
- Secretária do Unageo: Andreza Pires de Almeida, assistente em administração e Mat. SIAPE:1611476;
- Secretária da Coordenação de Curso: Luciana Camilo de Souza- terceirizada.
PESQUISA E EXTENSÃO
Coordenadora de Pesquisa e Extensão da Unageo: Prof. Dra. Alexsandra Bezerra da Rocha.
LABORATÓRIOS:
Laboratório de Geografia Física – Labogeo
Coordenadora: Profa. Dra. Jacqueline Pires Gonçalves Lustosa.
O Laboratório de Geografia Física - LABOGEO (Geologia, Pedologia e Geomorfologia) têm como objetivo principal à complementação das aulas teóricas dessas disciplinas e afins para atender as pesquisas realizadas na Unidade Acadêmica de Geografia. O referido laboratório dispõe de um acervo de minerais e rochas que subsidiam as aulas práticas, congressos, etc. Está em processo de construção o projeto de pedologia que representará quadros de degradação/conservação de solos e perfis de solos e de depósitos tecnogênicos, além de outros materiais didáticos que objetiva trabalhar questões ambientais tendo como eixo principal o recurso natural solo. Para tanto, a partir da divulgação nas escolas, com visitas previamente agendadas, pretende-se receber alunos no decorrer da semana, sobretudo os da rede pública de ensino, para trabalhar com conceitos e conteúdos que possibilite uma contribuição para formação enquanto cidadãos e pretensos universitários. Complementando os três pilares que sustentam esta Instituição, ensino, pesquisa e extensão.
Laboratório de Cartografia e Geoprocessamento – Lacargeo
Coordenadora: Prof. Dra. Alexsandra Bezerra da Rocha.
O laboratório de Cartografia e Geoprocessamento foi criado para atender às necessidades do curso de Geografia do CFP – UNAGEO nas seguintes dimensões: curso de graduação, empresas e organizações de direito privado, sem fins lucrativos, voltadas para as atividades de pesquisa, desde que tal permissão não interfira diretamente na sua atividade-fim ou com ela conflite (conforme resolução 08/2013) e projetos de pesquisa e extensão no tocante às atividades que demandam recursos de cartografia digital e geoprocessamento. Visa atender a comunidade acadêmica, seus docentes e pesquisadores. O laboratório de Cartografia e Geoprocessamento - LACARGEO é definido como sendo um espaço de formação acadêmica e de realização de pesquisas voltadas à coleta e tratamento de informações espaciais, vinculado ao curso de Geografia do Centro de Formação de Professores.
Das finalidades
O Lacargeo é destinado, prioritariamente, a dar suporte aos cursos e disciplinas que requeiram o uso de recursos de cartografia digital e de software de geoprocessamento em qualquer caso, as reservas para aulas devem ser feitas com antecedência mínima de uma semana;
O Lacargeo poderá ser utilizado subsidiariamente, nos horários extra – aula na ordem de prioridades abaixo, quando autorizado pelo Coordenador:
- Pelos alunos do curso de Geografia para execução dos exercícios, tarefas e trabalhos práticos, quando solicitados pelo professor;
- Atividades de pesquisa e extensão em cartografia e geoprocessamento sob coordenação de docentes quando houver disponibilidade;
- Prestação de serviços sem fins lucrativos de Cartografia e Geoprocessamento desde que previamente autorizadas pela coordenação do laboratório.
Laboratório de Estudos Geográficos
Coordenador: Prof. Dr. Josenilton Patrício Rocha.
O Laboratório de Estudos Geográficos (LEG) é um espaço criado para o desenvolvimento de pesquisas geógraficas no universo do que se costuma denominar de “Geografia Humana”. É um espaço reservado para a produção de conhecimento envolvendo discentes e docentes. É um espaço para leitura, levantamento, tabulação e análise de dados, reuniões, orientações, apresentações, discussões, seminários, pesquisas “on line”, elaboração e execução de projetos de pesquisa e extensão e, elaboração de públicações. As fontes de pesquisas estão disponibilizadas no vasto mundo digital que constitui o seu maior acervo, e pelo confronto com a realidade. Também é um espaço de apoio ao Trabalho de Campo em todas as suas fases. Representa, antes de mais nada, mais um espaço do Curso de Geografia que tem como objetivo incentivar a pesquisa tanto para iniciados como para iniciantes e oferecer a logística necessária para o seu funcionamento. É um espaço que visa, também, desenvolver a capacidade de pesquisa dos discentes. Vislumbra, igualmente, contribuir para o desenvolvimento do conhecimento geográfico. Dessa forma, é um espaço para docentes e discentes que se interessam pela pesquisa geográfica.
Lauter – Laboratório de Análise do Uso do Território (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3068016289401235)
Prof. Líder: Dr. Santiago Andrade Vasconcelos.
Obs.: o Lauter funciona no Laboratório de Estudos Geográficos.
Laboratório de Pesquisa e Ensino em Geografia
Coordenadora: Prof. Dra. Cícera Cecília Esmeraldo Alves.
Em construção.
PROGRAMAS EXISTENTES NA UNAGEO
1. PIBID - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
O Pibid é regido pela PORTARIA Nº 096, DE 18 DE JULHO DE 2013, que regulamenta o Programa e implica numa iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica.
O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.
Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.
Objetivos do Programa:
- Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
- contribuir para a valorização do magistério;
- elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
- inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
- incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e
- contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.
Como funciona?
Instituições de Educação Superior interessadas em participar do Pibid devem apresentar à Capes seus projetos de iniciação à docência conforme os editais de seleção publicados. Podem se candidatar IES públicas e privadas com e sem fins lucrativos que oferecem cursos de licenciatura.
As instituições aprovadas pela Capes recebem cotas de bolsas e recursos de custeio e capital para o desenvolvimento das atividades do projeto. Os bolsistas do Pibid são escolhidos por meio de seleções promovidas por cada IES.
Modalidades de bolsa:
A Capes concede cinco modalidades de bolsa aos participantes do projeto institucional:
- Iniciação à docência – para estudantes de licenciatura das áreas abrangidas pelo subprojeto. Valor: R$400,00 (quatrocentos reais).
- Supervisão – para professores de escolas públicas de educação básica que supervisionam, no mínimo, cinco e, no máximo, dez bolsistas da licenciatura. Valor: R$765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais).
- Coordenação de área – para professores da licenciatura que coordenam subprojetos. Valor: R$1.400,00 (um mil e quatrocentos reais).
- Coordenação de área de gestão de processos educacionais – para o professor da licenciatura que auxilia na gestão do projeto na IES. Valor: R$1.400,00 (um mil e quatrocentos reais).
- Coordenação institucional – para o professor da licenciatura que coordena o projeto Pibid na IES. Permitida a concessão de uma bolsa por projeto institucional. Valor: R$1.500,00 (um mil e quinhentos reais).
As bolsas são pagas pela Capes diretamente aos bolsistas, por meio de crédito bancário.
No âmbito do Centro de Formação de Professores contamos com a participação de 129 Bolsistas de Iniciação à Docência, 22 Supervisores de Escola Básica, 11 Coordenadores de Área e 01 Coordenador de Gestão, todos orientados por 01 Coordenador Institucional, na UFCG. A Equipe integra o PIBID atendendo 11 Escolas Básicas nos municípios de Cajazeiras e São José de Piranhas.
Na UNAGEO contamos com a participação de 13 Bolsistas de Iniciação à Docência, 01 Coordenador de Área e 02 Supervisores de 02 Escolas Básicas.
2. PROGRAMA DE MONITORIA – CFP / UFCG E UNAGEO
Conforme a PORTARIA PRE Nº 002, DE 06 DE MAIO DE 2014 que Regulamenta o Programa de Monitoria para alunos dos cursos de graduação da UFCG, o O Programa de Monitoria desenvolver-se-á por meio de elaboração/execução de Projetos de Ensino, elaborados pelas Unidades Acadêmicas e/ou através de consórcios entre as Unidades pertencentes a um mesmo Centro para atendimento dos cursos de bacharelado e licenciatura.
Art. 2º O Programa de Monitoria, mantido e coordenado pela Pró-Reitoria de Ensino, tem como principais objetivos:
- Possibilitar o desenvolvimento de novas metodologias e experiências pedagógicas;
- Promover a cooperação acadêmica entre discentes e docentes;
III. Criar condições de aprofundamento teórico-metodológico e o desenvolvimento de habilidades relacionadas à atividade docente;
- Propiciar ao aluno de graduação a possibilidade de otimizar seu potencial didático-pedagógico e acadêmico;
- Concorrer para a melhoria da qualidade do processo formativo, desenvolvido nos cursos da Instituição;
Art. 3º O Programa de Monitoria terá duas modalidades:
- Monitoria Remunerada;
- Monitoria Voluntária;
- 1º Essas duas modalidades atendem aos mesmos objetivos, portanto, obedecem à idêntica sistemática de seleção e avaliação.
- 2º O quantitativo e o valor das bolsas destinado ao Programa de Monitoria dependerá da disponibilidade orçamentária da UFCG e constará do Edital de cada processo seletivo.
- 3º Em qualquer modalidade será conferido ao monitor o respectivo certificado, desde que cumpridas as exigências do Programa e as atividades desempenhadas por este correspondam a um período letivo. § 4º Não será permitido acumular as atividades da monitoria remunerada com qualquer outro programa acadêmico remunerado, quer da UFCG quer de outro órgão público ou privado.
No Centro de Formação de Professores (CFP), da UFCG, o Programa de Monitoria conta com 109 bolsas remuneradas de Monitoria, além de 56 Monitores Voluntários cadastrados no período 2016.2. No âmbito da UNAGEO contamos com a participação de 07 bolsistas remunerados no Programa de Monitoria.
CONTATO E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Horário de Funcionamento:
- A Coordenação Administrativa: manhã e tarde;
- A Coordenação de Curso: manhã e noite.
Telefone e e-mail:
- Coordenação Administrativa: (83) 3532-2202: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;
- Coordenação de Curso: (83) 3532-2201: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
DOCUMENTOS E FORMULÁRIOS
Estrutura Curricular - RESOLUÇÃO Nº 03/2008
FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE DISPENSA DE ESTÁGIO
FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE APROVEITAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
TABELA DE PONTUAÇÃO DAS ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS
EVENTOS E OUTRAS INFORMAÇÕES
- Revista Digital: http://revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/geosertoes
- https://semageoufcg.vpeventos.com/
- Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.