Programa Residência Pedagógica
Subprojeto: Residência Pedagógica em Geografia
O curso de Geografia da Universidade Federal de Campina Grande-UFCG, Campus de Cajazeiras-PB, foi criado em 1979 pelo Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), instituição a qual pertencia o Centro de Formação de professores (Resolução nº136/79 e 294/79), que data de 1º de agosto do mesmo ano, criado pela Resolução nº62/79 do Conselho Universitário da UFPB e inaugurado no dia 03 de fevereiro de 1980.
Até o ano de 2002, o Centro de Formação de Professores (Campus V), fez parte da UFPB. Neste ano, por ocasião da sua divisão e concomitante criação da Universidade Federal de Campina Grande, o Campus V passou a fazer parte desta última. Desde a sua criação até os dias atuais, registram-se pequenas alterações no que se refere à estrutura curricular, mantendo-se em funcionamento o projeto pedagógico inicial e, nesse momento, encontra-se em elaboração o novo projeto pedagógico.
De acordo com o Projeto Pedagógico (2008), no que se refere especificamente ao ensino, nos últimos anos, o curso de Geografia tem oferecido oitenta vagas anuais, sendo quarenta no turno matutino e quarenta para o noturno, atendendo assim, além do público que dispõe de horário integral. Do mesmo modo, o CFP tem desempenhado importante papel no que se refere ao desenvolvimento da região.
O curso de Licenciatura em Geografia é direcionado à formação docente para o Ensino Básico. Este se fundamenta no pressuposto que a profissão docente exige uma formação específica. É necessário formar o docente para compreender criticamente a educação e o ensino, assim como seu contexto sócio, histórico, político e econômico.
A promulgação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), a reformulação política e econômica em vigor demanda a necessidade de ajuste das políticas sociais e educacionais, dentre elas, destaca-se a própria Residência Pedagógica, como forma de redefinir o perfil de um ‘novo’ trabalhador. Compreende-se assim, a emergência do professor como grande responsável pela construção da nova ordem que depende, acima de tudo, para a sua constituição, de uma escolarização adequada (SCHEIBE, 2004).
Nesse sentido, o Programa Residência Pedagógica proporcionará uma formação docente do discente em curso, com uma vivência maior na escola, uma vez que o aluno da licenciatura não ficará restringido somente às práticas e teorias no período do estágio supervisionado. Assim, sua teoria estará voltada para a práxis pedagógica e, especificamente aqui em Geografia.
Objetivos do subprojeto:
Acompanhar e investigar a formação de professores em geografia nas diferentes ações que desempenham no papel de professor, bem como, as principais dificuldades e necessidades de aprendizagem dos alunos das escolas, possibilitando que o professor em formação adquira competências e saberes próprios de sua profissão, contextos de formação profissional, constitua-se de forma autônoma e assuma compromisso com a educação brasileira e o ensino de Geografia, em meio às mudanças políticas, econômicas e sociais que a interpelam constantemente.
Identificação do Subprojeto
Área da licenciatura
|
GEOGRAFIA |
||||||||
Modalidade do curso
|
[X] Presencial [ ] A distância
|
||||||||
Campus/polo
|
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES - CFP |
||||||||
Município
|
CAJAZEIRAS |
UF |
PB |
||||||
Nº de bolsas de iniciação à docência
|
24 |
Nº de bolsas de supervisão |
3 |
Nº de bolsas de coordenação de área |
1 |
||||
Níveis e modalidades de ensino
|
|||||||||
Nível(is) de ensino |
[ ] educação infantil [X] ensino fundamental [X] ensino médio
|
||||||||
Modalidade(s) de ensino |
[X] educação regular [ ] educação profissional técnica de nível médio [ ] educação de jovens e adultos [ ] educação especial [ ] educação escolar indígena [ ] educação do campo [ ] educação quilombola
|
Redes Sociais