UACS - LABORATÓRIO DE HISTÓRIA ORAL (LABHOR)
Conforme deliberação do colegiado da Unidade Acadêmica de Ciências Sociais CFP/UFCG, em reunião realizada em 27 de março de 2019, o Labhor se constitui regimentalmente com a seguinte redação:
Art. 1º O Laboratório de História Oral (LABHOR) do CFP/UFCG se constitui como espaço de produção e reprodução da História embasada pela perspectiva da metodologia da História Oral, possibilitando condições para o aprimoramento da capacitação científica no campo da História, tendo em vista preparar futuros professores e pesquisadores.
§ 1º O LABHOR destina-se ao estudo, à pesquisa e à extensão com a promoção de debates sobre metodologia de pesquisa, estabelecendo diálogos entre alunos e professores do Curso de História e áreas afins, oportunizando a elaboração de projetos temáticos e/ou integrados que utilizam a oralidade como uma das fontes.
Art. 2º O Laboratório de História Oral – LABHOR – será vinculado à Unidade Acadêmica de Ciências Sociais no Centro de Formação de Professores – UACS/CFP/UFCG.
Art. 3º São objetivos do LABHOR:
I. Incentivar o desenvolvimento de projetos que tenham como base teórico-metodológica a História Oral;
II. Oportunizar aos discentes do CFP/UFCG a participação em Grupos de Trabalho e demais projetos vinculados ao LABHOR;
III. Criar, manter e disponibilizar um banco de dados que enfatize a oralidade e a imagem como fontes documentais, tendo em vista seus usos e tratamentos;
IV. Proporcionar na Universidade um espaço de leitura e reflexão crítica sobre a História Oral;
V. Promover atividades práticas como entrevistas, transcrições, eventos e oficinas;
VI. Estabelecer parcerias com estudiosos e interessados de outras instituições congêneres, para o desenvolvimento de projetos e/ou atividades cujo objeto de discussão considerem os pressupostos teórico-metodológicos do trabalho com as fontes orais.
Redes Sociais