LABHOR - ATIVIDADES
Grupo de estudos e pesquisas em história oral: GEPHO
Apresentação
O interesse cada vez maior sobre estudos e problemáticas que têm como suporte metodológicos de suas produções os procedimentos da história oral se faz notar no número de pesquisas e estudos resultantes de monografia , dissertações. Em nosso meio esse interesse extrapola o campo do curso de história do CFP se entretendo por outros cursos a exemplo do curso de geografia, do curso de Letras etc. No caso específico do curso de História contamos, já ,com um acerco de trabalhos cujo LABHOR expressa manifesto interesse em abrigar esse material de grande importância para o fomento de suas discussões e de seu programa de atuação. Discutir a partir da produção já existente, mobiliza-nos no sentido de problematizarmos as condições de produção tendo em vista as possibilidades de continuidade das abordagens sugeridas, por meio de um processo que aqui podemos caracterizar como crítica documental. Partimos assim do entendimento que as fontes orais como as fontes escritas nos falam, tão somente, quando somos capazes de fazermos os questionamentos necessários acerca do que queremos saber através das mesmas. Esse é, pois, o motivo pelo qual se constitui como propósito do laboratório de história oral, abrigar espaços permanentes de fomento seus estudos e pesquisas.
Objetivo
Constituir-se como espaço permanente de discussão e fomento de produções acadêmicas e historiográficas cujos procedimentos metodológicos prescindem das perspectivas da história oral
Dinâmica de atuação do grupo
Um encontro mensal
Local: Plataforma Google Meet
Público-alvo: discentes e docentes do CFP e de outras instituições, cujo interesse de estudos e pesquisas faça algum tipo de interface com a história oral
Período de Realização: Atividade permanente cuja programação e integrantes poderá ser alterada a cada período letivo conforme demanda e programação do labhor.
CICLO DE PALESTRAS
Objetivo Geral:
Ampliar as discussões que envolvem diferentes interesses de estudos sobre cultura, memória, cultura popular , tradição e cultura de oralidade.
Objetivos Específicos:
Divulgar trabalhos existente no âmbito dos cursos do Centro de Formação de Professores (CFP-UFCG) nesse campo de abordagem, estimular o debate interdisciplinar entre história, literatura , cinema, música , geografia etc.
Período de Realização:
Atividade que poderá acontecer a cada período letivo ou conforme demanda e programação do Labhor.
MINICURSO : PERCURSOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DE ESTUDOS E PESQUISAS EM HISTÓRIA ORAL
PROPONENTE: PROFa.SILVANA VIEIRA DE SOUSA
COORDENADORA DO LABHOR.
Apresentação
O minicurso considera a demanda de dúvidas de discentes e docentes quando da definição dos aspectos metodológicos e pedagógicos para a organização dos seus estudos e pesquisas com a história oral. Consideramos também o déficit de leituras e discussões teóricas acerca da temática. A história oral considerada como um campo de saber importante nas ciências sociais assim como em outras áreas que considerem central a aproximação direta com as experiencias de vida dos sujeitos sociais em áreas diversas de atuação e vivência falamos aqui de um conjunto de técnicas e recursos da natureza dos estudos e pesquisas com história oral em que o material é coletado através de metodologia específica de gravação de falas, depoimentos e/ou imagens , em um primeiro momento , em um segundo momento essa documentação carecerá de uma análise e crítica documental feita pelos pesquisadores sob o ponto de vista da articulação com seus referencias teóricos.
Partindo deste entendimento o curso visa como objetivo principal a preparação dos participantes para o conhecimento e uso das ferramentas e técnicas que definem e são centrais no trabalho com história oral desde os procedimentos da coleta até o trabalho crítico e finalmente uma discussão acerca da organização do material de protocolo de pesquisa necessários para registro em comitês de ética e pesquisa.
Justificativa
As pesquisas e estudos monográficos, dissertações e teses no campo da História Oral têm se expandido notadamente nas últimas décadas dos meios acadêmicos em especial na produção historiográfica e no campo da História. Em outras áreas das Ciências Sociais, a exemplo da sociologia e antropologia, vemos existe um acúmulo e tradição de trabalho mais acentuado nesse campo teórico-metodológico, tendo tornando-se, portanto, referenciais de diálogos.
Cada vez mais vemos discentes e docentes aproximando seus interesses de pesquisas para o campo das memorias, das experiencias e vivencias nos campos do trabalho, das crenças, das lutas sociais do cotidiano de homens e mulheres. São estudos que resultam em uma visibilidade para os sujeitos sociais e suas experiencias , em registros acadêmicos , rompendo, como dizemos, com o silencio da história e na história. Como professora do curso de História da UFCG-CFP-Cajazeiras-PB aproximei-me por formação através de estudos e pesquisas de pós-graduação nessa área.
Assim, o curso se ampara na necessidade de pontuar discussões de pesquisas e estudos situados no campo da História Oral e se faz importante como lugar de produção de conhecimento teórico, atuando no entendimento de questões conceituais, e conhecimento prático atuando na discussão dos procedimentos de pesquisas e elaboração da documentação para registro nos comitês de ética e pesquisa.
Objetivos do minicurso
Objetivo Geral
Preparar discentes e docentes para uso das ferramentas e técnicas que definem e são centrais no trabalho com história oral desde os procedimentos da coleta até a organização do material de protocolo de pesquisa necessários para registro em comitês de ética e pesquisa.
Objetivos específicos
Conhecer textos e pesquisas no campo da História oral
Discutir referenciais teóricos de estudos com a História Oral
Analisar procedimentos metodológicos dos estudos em História Oral
Fomentar produção de artigos sobre a produção em História Oral
Incentivar a organização e arquivos
Redes Sociais