Covid-19: Região de Saúde do Brasil
O Grupo de pesquisadores elaboraram um material inédito em mapas temáticos para ilustrar a evolução da transmissão da COVID-19. A variável representada nos mapas temáticos é a taxa de variação da intensidade da epidemia de uma semana epidemiológica (a) em relação á semana anterior (b). Taxa de variação da o sentido de aceleração é calculada pela expressão por exemplo para os casos relatados de infecção como: [( número de Infectados na semana a - número de infectados na semana anterior b) / número de infectados na semana anterior b) -1] *100.
A partir destes mapas é possível identificar o comportamento da epidemia em relação à semana anterior em cada região de saúde.
Assim, é possível identificar regiões onde há estabilidade, redução ou aumento de novos casos ou óbitos.
Avaliando a seqüência das últimas semanas, observa-se a interiorização da epidemia. Estes mapas possibilitam identificar rapidamente as variações semanais o que qualifica a tomada de decisão, a formulação de estratégias de enfrentamento da epidemia e um planejamento mais eficaz da organização da rede assistencial.
Assinam este estudo: Universidade Federal de Campina Grande - Campus Cajazeiras - PB - Alexsandra Bezerra da Rocha – Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Campus de Jandaia do Sul - Landir Saviniec - Estatístico e Modelos Matemáticos - Alberto Luiz Gerardi - Universidade Federal da Paraíba - Médico - Epidemiologia - Alexandre Medeiros de Figueredo - Universidade Federal de São Carlos - DEQ - São Carlos Paulo - Ignácio Fonseca de Almeida
https://cfp.ufcg.edu.br/portal/index.php/noticias-do-centro/564-covid-19-regiao-de-saude-do-brasil#sigFreeIdc7ed680080
Redes Sociais