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UNAGEO: PROBEX - PROGRAMA DE EXTENSÃO DA UFCG

Publicado: Terça, 28 de Agosto de 2018, 10h10 | Última atualização em Terça, 28 de Agosto de 2018, 10h22 | Acessos: 24108

PROJETO: ENSINO INTERDISCIPLINAR E EDUCAÇÃO DO CAMPO NA FORMAÇÃO DISCENTE E FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE EM GEOGRAFIA NA EEEF MONSENHOR JOÃO MILANES, CAJAZEIRAS - PB

Coordenadora: PROFA DRA IVANALDA DANTAS NÓBREGA DI LORENZO.

O presente projeto objetiva realizar a formação continuada de Educadores do Campo da Escola Estadual de Ensino Fundamental Monsenhor João Milanes, situada na cidade de Cajazeiras-PB, situado na mesorregião do Sertão Paraibano. Nesse sentido, serão formados em capacitação continuada 04 educadores da referida Escola, na perspectiva da educação interdisciplinar, seguindo os princípios da Política Pública da Educação do Campo. Para tanto, contamos com o apoio da Diretora da Escola, e a coordenação, propositora deste projeto, juntamente com quatro monitores, sendo um bolsista do curso de Geografia e outros três de quaisquer cursos de licenciaturas do Centro de Formação de Professores (CFP/UFCG). A propositura inclui o desenvolvimento de dezesseis oficinas, 01 Encontro e 01 Mostra Cultural, a serem realizados entre os meses de maio a dezembro de 2018, com a participação de quatro educandos monitores, bolsistas e voluntários, de distintos cursos de Licenciaturas do Centro de Formação de Professores, da Universidade Federal de Campina Grande, situado na mesorregião do Sertão Paraibano, a serem selecionados no mês de maio de 2018. A formação inclui as temáticas, Educação do Campo e Ensino Interdisciplinar, com a propositura central de discuti-las teoricamente, associadas ao debate, construção e utilização de novas metodologias e linguagens, e recursos didáticos no ensino interdisciplinar, capazes de tornar atrativa e inteligível a compreensão do espaço geográfico, pelos educadores em formação e os educandos, a partir das práticas dos educadores em formação em suas salas de aula, durante a vigência do projeto, como um reflexo constante da práxis docente e do repensar teoria e prática seguindo a concepção da pedagogia da alternância. Apresentamos como Objetivo Geral: Realizar a formação inicial discente e continuada de educadores/as de acordo com os princípios e práticas do Ensino Interdisciplinar, com vistas à reorganização e execução do Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual de Ensino Fundamental Monsenhor João Milanes, situada na cidade de Cajazeiras-PB, tomando como ponto de partida a atividade de extensão acadêmica fortalecendo a formação docente dos estudantes monitores (bolsistas e voluntários) de múltiplos cursos de Licenciatura do CFP/UFCG participantes do Projeto. Os Objetivos Específicos são: a) Promover encontros de formação continuada para os professores do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental Monsenhor João Milanez, situada na cidade de Cajazeiras-PB, para promoção a melhoria do processo ensino-aprendizagem interdisciplinar nela desenvolvidos; b) Provocar a reflexão sobre a prática pedagógica, envolvendo a ação-reflexão-ação, relacionando com os pressupostos da educação popular do campo em uma relação dialógica e inter/transdisciplinar; c) Oportunizar estudos sistemáticos sobre a Educação do Campo e o Ensino Interdisciplinar a partir das Diretrizes Operacionais da Educação Básica do Campo e do Decreto nº 7.352, de 4/11/2010, e das Diretrizes Curriculares Nacionais, de acordo com a LDBEN Nº 9.394/96 visando contribuir para o Projeto Político Pedagógico da escola e a promoção dos saberes dos sujeitos educandos; e) Discutir com os professores acerca do cotidiano da sala de aula no que se refere aos elementos teórico-metodológicos, da relação objetivos-conteúdos-procedimentos-avaliação e realidade do educando, buscando o desenvolvimento de uma prática escolar embasada no princípio da Educação Popular, da Educação do Campo, da relação cidade-campo e da inter/transdisciplinaridade; f) Realizar atividades teórico-metodológicas a partir de oficinas pedagógicas, considerando as necessidades e dificuldades dos educadores e dos educandos; g) Construir materiais didático-pedagógicos para contribuir na abordagem dos conteúdos interdisciplinares relacionados ao plano de curso; h) Apresentar distintas metodologias, dentre elas o trabalho de campo, o cinema, a música, uso de maquetes, cordéis, literatura, dentre outras e sua aplicabilidade em sala de aula; i) Realizar diagnóstico da situação das escolas municipais em relação ao Ensino de Interdisciplinar; j) Avaliar juntamente com os professores os resultados dos estudos sistemáticos desenvolvidos, bem como a construção e execução deste na organização do trabalho escolar; k) Acompanhar o desenvolvimento das atividades educativas nas respectivas escolas, planejando novas ações durante às formações continuadas; l) Realizar um mostra cultural dos trabalhos produzidos com os professores e da produção acadêmica desenvolvida pelos bolsistas; m) Contribuir na formação docente dos bolsistas a partir de sua participação neste projeto. Como resultados esperados almejamos que com as atividades de oficinas pedagógicas realizadas pela professora orientadora, coordenadora, o Colaborador e os bolsistas, envolvendo os professores em formação, das escolas envolvidas no Projeto, espera-se contribuir para a reorganização do PPP da escola, planejamento de ensino de modo que os conteúdos sejam voltados à realidade imediata e local dos educandos, desenvolver atividades que incentivem a inclusão dos princípios da Educação do Campo e do Ensino Interdisciplinar, promover o desenvolvimento de materiais didáticos, incentivo à participação dos alunos; incentivo ao professor quanto uma postura democrática e participativa, incentivo à prática da uma avaliação contínua e participativa. Igualmente, esperamos a promoção do debate e ampliação da utilização de novas metodologias, linguagens e recursos no Ensino Interdisciplinar para promoção da construção do conhecimento dos saberes e ampliação da capacidade dos processos de promoção do ensino-aprendizagem.

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