Ir direto para menu de acessibilidade.

banner suporte cfp

 

Página inicial > PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Início do conteúdo da página

Programa Residência Pedagógica

Publicado: Terça, 28 de Agosto de 2018, 08h57 | Última atualização em Terça, 28 de Agosto de 2018, 09h00 | Acessos: 4436

Subprojeto: Residência Pedagógica em Geografia

O curso de Geografia da Universidade Federal de Campina Grande-UFCG, Campus de Cajazeiras-PB, foi criado em 1979 pelo Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), instituição a qual pertencia o Centro de Formação de professores (Resolução nº136/79 e 294/79), que data de 1º de agosto do mesmo ano, criado pela Resolução nº62/79 do Conselho Universitário da UFPB e inaugurado no dia 03 de fevereiro de 1980.

Até o ano de 2002, o Centro de Formação de Professores (Campus V), fez parte da UFPB. Neste ano, por ocasião da sua divisão e concomitante criação da Universidade Federal de Campina Grande, o Campus V passou a fazer parte desta última. Desde a sua criação até os dias atuais, registram-se pequenas alterações no que se refere à estrutura curricular, mantendo-se em funcionamento o projeto pedagógico inicial e, nesse momento, encontra-se em elaboração o novo projeto pedagógico.

De acordo com o Projeto Pedagógico (2008), no que se refere especificamente ao ensino, nos últimos anos, o curso de Geografia tem oferecido oitenta vagas anuais, sendo quarenta no turno matutino e quarenta para o noturno, atendendo assim, além do público que dispõe de horário integral. Do mesmo modo, o CFP tem desempenhado importante papel no que se refere ao desenvolvimento da região.

O curso de Licenciatura em Geografia é direcionado à formação docente para o Ensino Básico. Este se fundamenta no pressuposto que a profissão docente exige uma formação específica. É necessário formar o docente para compreender criticamente a educação e o ensino, assim como seu contexto sócio, histórico, político e econômico.

A promulgação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), a reformulação política e econômica em vigor demanda a necessidade de ajuste das políticas sociais e educacionais, dentre elas, destaca-se a própria Residência Pedagógica, como forma de redefinir o perfil de um ‘novo’ trabalhador. Compreende-se assim, a emergência do professor como grande responsável pela construção da nova ordem que depende, acima de tudo, para a sua constituição, de uma escolarização adequada (SCHEIBE, 2004).

Nesse sentido, o Programa Residência Pedagógica proporcionará uma formação docente do discente em curso, com uma vivência maior na escola, uma vez que o aluno da licenciatura não ficará restringido somente às práticas e teorias no período do estágio supervisionado. Assim, sua teoria estará voltada para a práxis pedagógica e, especificamente aqui em Geografia.

Objetivos do subprojeto:

Acompanhar e investigar a formação de professores em geografia nas diferentes ações que desempenham no papel de professor, bem como, as principais dificuldades e necessidades de aprendizagem dos alunos das escolas, possibilitando que o professor em formação adquira competências e saberes próprios de sua profissão, contextos de formação profissional, constitua-se de forma autônoma e assuma compromisso com a educação brasileira e o ensino de Geografia, em meio às mudanças políticas, econômicas e sociais que a interpelam constantemente.

Identificação do Subprojeto

 

Área da licenciatura

 

 

GEOGRAFIA 

 

Modalidade do curso

 

 

[X] Presencial

[ ] A distância

 

 

Campus/polo

 

 

CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES - CFP

 

 

Município

 

 

CAJAZEIRAS

 

UF

 

PB

 

Nº de bolsas de iniciação à docência

 

 

24

 

Nº de bolsas de supervisão

 

3

 

Nº de bolsas de coordenação de área

 

1

 

Níveis e modalidades de ensino

 

 

 

Nível(is) de ensino

 

[ ] educação infantil

[X] ensino fundamental

[X] ensino médio

 

 

 

 

 

Modalidade(s) de ensino

 

[X] educação regular

[ ] educação profissional técnica de nível médio

[ ] educação de jovens e adultos            

[ ] educação especial      

[ ] educação escolar indígena

[ ] educação do campo

[ ] educação quilombola

 

 

https://residenciapedagogicacfpgeo.blogspot.com/

registrado em:
Fim do conteúdo da página