Curso de Língua Inglesa: Sobre o Curso

Publicado: Quinta, 02 de Julho de 2020, 12h08 | Última atualização em Quinta, 02 de Julho de 2020, 12h08 | Acessos: 9913

A estrutura curricular contida no Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras – Língua Inglesa do CFP foi aprovada pela Câmara Superior de Ensino da UFCG por meio da Resolução 01/2013. O Curso foi avaliado e reconhecido pelo MEC em 2018 com o conceito 4.

O Curso de Letras (Língua Inglesa) do Centro de Formação de Professores está fundamentado teórica e metodologicamente de acordo com os requisitos necessários para a formação de profissionais competentes para o trabalho com a linguagem e o ensino de língua estrangeira e literaturas. Para tanto, considera de fundamental importância a articulação das práticas formadoras, acessíveis em obras das ciências da linguagem, com o conhecimento disponível no cotidiano e na interação entre educandos e educadores. Nesse sentido, procura atuar através de atividades pertinentes não só ao ensino, mas também à pesquisa e à extensão, buscando contribuir para a formação de pesquisadores e da capacidade analítico-interpretativa e/ou crítica, bem como do cidadão e da valorização de manifestações artísticas e multiculturais, através de uma abordagem cross-cultural. Além disso, não se pode deixar de mencionar a relevância dos debates em torno de questões ambientais, tanto dentro quanto fora do texto literário, aspecto pontuado nas ementas das disciplinas de língua inglesa e de suas literaturas.

A partir dessa perspectiva, o Curso de Letras (Língua Inglesa) visa à formação de um profissional do ensino fundamental e médio capacitado para oferecer a seus aprendizes a possibilidade de aumentar sua autopercepção como ser humano e como cidadão, na medida em que toma ciência da função social do conhecimento da língua inglesa. Pois, conforme afirmam os PCNs (2000), além de procurar atingir os objetivos práticos de um curso de língua estrangeira: falar, ler, ouvir e escrever, o ensino de Língua Estrangeira (neste caso Língua Inglesa) deve possibilitar a competência linguística do aprendiz de obter informações de vários tipos na língua alvo, ao mesmo tempo em que o prepara para o exercício da cidadania.

Nesse sentido, o objeto privilegiado do Curso de Letras – Língua Inglesa do CFP é a linguagem comunicativa humana em suas diferentes modalidades – oral, escrita, auditiva (compreensão da língua-alvo falada) e de leitura, compreendendo assim o desenvolvimento das habilidades linguísticas, conforme sugere o Communicative Approach, possibilitando ao discente a sistematização efetiva de um novo código lingüístico. Sendo assim, o professor deve criar condições favoráveis para que o seu aluno possa ter um desempenho real na aquisição da nova língua, fomentando situações que promovam a comunicação. Para isto, a aplicação de procedimentos metodológicos comunicativos é fundamental.

Compreendemos, assim, que o desenvolvimento da competência linguística do estudante, orientada para o exercício da cidadania, é propiciado pela natureza transdisciplinar da linguagem que faz dela objeto de estudo das demais áreas de conhecimento, desenvolvendo a capacidade humana de articular significados. Considerada produto e produção da cultura e da comunicação social, a linguagem tem caráter criativo, contraditório, múltiplo e singular. A linguagem também é uma herança social que, uma vez assimilada, seu simbolismo regula as estruturas mentais, emocionais e perceptivas do indivíduo.

Desta forma, pensando o ensino de Língua Estrangeira (Língua Inglesa) inserido numa grande área (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias), conforme estabelecem os PCNs (2000) do Ensino Médio, sua função é propiciar a comunicação entre os homens, não apenas pelas palavras, mas também pelos gestos, pois estes expressam as formas de pensar das pessoas, assim como as tradições e a cultura de um povo revelam sua visão de mundo e a forma de aproximar-se dele. Ainda de acordo com os PCNs (2000), as similitudes e diferenças entre as várias culturas, a contextualização dos fatos e aproximações das situações de aprendizagem à experiência de vida dos estudantes facilita o processo de aprendizagem e permite estabelecer relações com outros povos e outras disciplinas. Desta maneira, promovem uma abordagem cross-cultural do ensino da língua, conforme recomenda Kramsci (1996), sobretudo estabelecendo relações, ou seja, construindo pontes entre culturas, numa tentativa de diminuir as fronteiras de compreensão entre povos.

Fonte: PPC Língua Inglesa CFP/UFCG