Ir direto para menu de acessibilidade.

banner suporte cfp

 

Início do conteúdo da página

Grupo de pesquisa LATICS registra primeira tecnologia de cunho educacional voltado para acolhimento de pessoas trans na Atenção Primária à Saúde

  • Publicado: Segunda, 16 de Outubro de 2023, 07h43
  • Última atualização em Segunda, 16 de Outubro de 2023, 07h43
  • Acessos: 381

Conceitos importantes sobre a transgeneridade e a multidimensionalidade da saúde da população trans são alguns dos pontos apresentados, de forma dinâmica e interativa, pelo aplicativo “Transcare”. Este aplicativo foi idealizado no grupo de pesquisa Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde (LATICS) vinculado à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras e à Universidade Federal da Fronteira do Sul (UFFS). O referido aplicativo tem por objetivo viabilizar a ressignificação do conhecimento dos profissionais da Atenção Primária à Saúde quanto ao acolhimento das pessoas trans nos serviços de saúde.

 

(Representação das telas do “Transcare”)

(Representação das telas do “Transcare”)

 

O grupo viabiliza espaços de pesquisa, promoção e divulgação de conhecimento científico da área da saúde, a partir da construção, validação e avaliação de tecnologias cuidativo-educacionais como softwares, jogos educativos, álbuns seriados, infográficos, entre outros. O grupo LATICS realiza ainda atividades online, oficinas presenciais para discussões a respeito da formação dos profissionais de saúde, assim como atividades de educação em saúde com a comunidade. Durante reuniões cientificas do eixo temático, liderado pelo Professor Dr. Marcelo Costa Fernandes, bem como a partir de uma pesquisa de campo com pessoas trans na cidade de Cajazeiras, notou-se a lacuna quanto a temática do acolhimento a este segmento populacional nos serviços de saúde.

Sob sua orientação, a aluna Açucena Farias bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq no ano de 2019 aconteceram os primeiros passos na construção do aplicativo, este, alcançando seu ápice com a bolsista Isabela Barbalho nos anos seguintes, com as etapas de validação e avaliação. Contando com a parceria do professor Fábio Diniz e seu aluno Weslley Souza, respectivamente docente e discente do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus Cajazeiras, o aplicativo “Transcare” foi materializado, em um primeiro momento para celulares com o sistema operacional Android, mas também está sendo desenvolvido para o sistema operacional IOS, com vistas a democratizar o acesso de maneira universal acerca da temática do acolhimento a pessoas trans.

O “Transcare”, que está disponibilizado de forma gratuita na Play Store, contribui para a disseminação e viabilização de transformações positivas no acolhimento da população trans ao ofertar informações pertinentes com base em evidências científicas, que instrumentalizará e qualificará os profissionais da Atenção Primária à Saúde quanto aos seus processos de trabalho. Repercutindo de maneira sensível na construção de planos cuidativos alinhados as reais necessidades de saúde dessa população, fomentando o enfoque ao respeito sobre os direitos e possibilidade de acesso à Rede de Atenção à Saúde, valorização das condições sociais e reconhecimento das pessoas trans.

Recentemente o software foi submetido ao processo de registro de patente pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), e no dia cinco de setembro do corrente ano teve seu certificado de registro de programa de computador, bem como a declaração oficial de sua patente pelo INPI sob o processo número BR512023002572-0, tornando-se o primeiro produto tecnológico, em formato de aplicativo, no cenário nacional a buscar trabalhar de forma dinâmica e interativa o acolhimento de pessoas trans, desenvolvido pela UAENF/CFP/UFCG – Cajazeiras.

Atualmente os criadores objetivam realizar uma nova atualização no aplicativo com a finalidade de agregar mais conteúdos, utilizando elementos de gamificação como estratégia para proporcionar mais interesse e engajamento dos usuários, tornando o ‘Transcare” ainda mais eficiente como ferramenta educacional.

 

download 1

(Isabela Barbalho e Marcelo Fernandes, pesquisadores do LATICS)

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página