Ir direto para menu de acessibilidade.

banner suporte cfp

 

Página inicial > Últimas notícias > Escola Técnica de Saúde da UFCG realiza simulação de incêndio com múltiplas vítimas
Início do conteúdo da página

Escola Técnica de Saúde da UFCG realiza simulação de incêndio com múltiplas vítimas

  • Publicado: Domingo, 16 de Dezembro de 2018, 09h23
  • Última atualização em Domingo, 16 de Dezembro de 2018, 09h23
  • Acessos: 1103

Ação em Cajazeiras contou com a participação de 110 alunos, Samu e Corpo de Bombeiros

Na última terça-feira, dia 11, a Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras (ETSC), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras, realizou o 1º START, uma simulação de incêndio com múltiplas vítimas. A ação foi promovida pelo projeto “Grupos de primeira resposta na promoção de capacitações em urgência e emergência”, do Programa de Bolsas de Extensão (Probex/EBT), coordenado pela professora Laurita da Silva Cartaxo.

Toda ação aconteceu no Bloco CA3, da ETSC. Participaram da atividade 110 alunos, equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Corpo de Bombeiros. Na simulação, os estudantes puderam entender como atuar em situação com grande número de vítimas e poucos socorristas, com base no método START (Simple Triage and Rapid Treatment), no qual se faz uma triagem de classificação das pessoas acidentadas com base nas necessidades de cuidados e chance de sobrevivência.

Para Thárcio Ruston, tutor do SAMU e colaborador da ETSC, toda ação foi muito positiva. “Foi um projeto audacioso porque o método START é utilizado mundialmente para salvar vidas. É um método que, normalmente, a gente não atende no dia-a-dia. Quando nós temos um acidente, nós encontramos duas, três ou quatro vítimas. Nós tínhamos 23 vítimas. Então, como é que eu vou atuar com poucos socorristas e salvar o maior número de vítimas possíveis? Foi um sucesso na minha concepção”, enfatizou.

Confira aqui fotos de toda simulação.

(Ascom UFCG)

registrado em:
Fim do conteúdo da página