Página inicial > Últimas notícias > Hospital Júlio Bandeira elabora Plano Diretor Estratégico para 2019-2020

Hospital Júlio Bandeira elabora Plano Diretor Estratégico para 2019-2020

• Publicado: Sexta, 08 de Março de 2019, 08h20
  • Última atualização em Sexta, 08 de Março de 2019, 08h28

Documento contemplou dois macroproblemas e seis nós críticos, para os quais foram elaborados os planos de intervenção

Cajazeiras (PB) – O Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), vinculado à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e à Rede Ebserh, está concluindo uma nova etapa do Planejamento Estratégico da instituição: o Plano Diretor Estratégico (PDE) para o biênio 2019/2020. Segundo a superintendente, Mônica Paulino, “o novo ciclo tem como foco a qualificação da gestão, com desenvolvimento de ações que visam a adoção de um modelo de gestão orientado para resultados, uma maior transparência e a melhoria da comunicação organizacional”.

Para Edineide Nunes, gerente de Atenção à Saúde, “uma das grandes contribuições do curso de especialização em Gestão dos Hospitais Universitários Federais no SUS, promovido pelo IEP/HSL, foi o desenvolvimento de competências e habilidades dos gestores para o emprego de metodologias de ensino com ênfase na aprendizagem significativa”.

A gestão do HUJB também teve o cuidado de contemplar ações e atividades do primeiro PDE que não foram finalizadas, principalmente devido a insuficiência de profissionais da unidade, que espera convocar o restante dos profissionais aprovados no concurso público no primeiro semestre de 2019.

O primeiro PDE – para o período de 2017/2018 – foi elaborado pela equipe gestora por meio da parceria da Ebserh com o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês (IEP/HSL). Desta vez, a construção do novo PDE foi realizada pela própria equipe do HUJB, com a participação de diversos profissionais da gestão, da assistência e do ensino, com a utilização de metodologias ativas. O documento contemplou dois macroproblemas e seis nós críticos, para os quais foram elaborados os planos de intervenção.

A apresentação pública na instituição foi agendada para o dia 14 de fevereiro. Até lá, equipes de trabalho se dedicam para finalização do documento.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2015, o HUJB-UFCG é filiado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Criada em dezembro de 2011, a empresa também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HUJB