O que é Ciência?

Publicado: Terça, 04 de Dezembro de 2018, 21h36 | Última atualização em Terça, 04 de Dezembro de 2018, 21h56 | Acessos: 39937

Desde o instante em que nos levantamos pela manhã e acendemos as luzes ou ligamos a TV, ouvimos ou lemos as notícias, entramos em um carro ou nos vestimos, temos contato com os progressos da ciência. Em particular, temos contato frequente com os avanços tecnológicos, resultados práticos e diretos da ciência. A Ciência é um assunto que faz parte da vida de todos mas antes de discutir sua importância devemos tentar responder a uma pergunta bem fundamental:

- O que é Ciência?

Essa pergunta simples pode trazer algo incrível em sua resposta. A ciência é uma maneira que a humanidade encontrou para entender o mundo. O que diferencia a ciência, ou o que faz dela uma maneira diferente de ver o mundo é a aplicação de uma série de passos que chamamos de método científico. O método científico determina etapas que levam a produção do conhecimento científico, ou da própria ciência. O método é basicamente um conjunto de procedimentos que direcionam uma investigação científica a fim de obter os resultados que melhor descrevem a natureza, ou realidade do mundo natural. O que é o mundo natural? É o mundo que pode ser observado de diversas maneiras, direta ou indiretamente, que pode ser visto a olho nu ou observado em um telescópio ou microscópio. Veremos que o que torna algo “Ciência” é a chance de verificação de nossa compreesão, a verificação das leis que propomos a partir de nossas observações. A ciência deve ser precisa. Para que ela seja precisa, as etapas que formam o chamado método hipotético-dedutivo devem ser seguidas rigorosamente; essas etapas são:

• Observação;
  • Questionamento;
  • Hipótese;
  • Experimento;
  • Verificação;
  • Previsão.

Cada etapa deve ser cumprida e caso o procedimento não seja bem sucedido, devemos retornar a etapa anterior e buscar fazer correções a fim de evitar possíveis falhas. Por exemplo, se a hipótese não explica o resultado do experimento, deve-se retornar a etapa da hipótese para criar uma nova explicação. Nesse sentido, dizemos que a Ciência é um processo gradativo e autocorretivo.

Na primeira etapa, a observação acontece a partir da escolha de um fenômeno ou objeto de estudo que seja possível de investigação, e dependendo do caso com o auxílio de equipamentos específicos. Se o nosso objeto de estudo é uma célula, por exemplo devemos utilizar um microscópio; para observar um planeta ou estrela usamos um telescópio. Podemos considerar então que qualquer informação que chega até nós por meio dos sentidos é parte da observação. Quanto mais precisa e cuidadosa for a observação, mais o pesquisador irá conhecer sobre o que está investigando.

Após a observação, seguimos para a próxima etapa onde os questionamentos podem ser formulados mediante a caracterização do objeto de estudo. É a caracterização que permite ao pesquisador conhecer o comportamento do fenômeno e porquê ele ocorre, além de fazer as medidas necessárias e quantificar o fenômeno observável.

Os questionamentos devem ser então solucionados ou explicados pelas hipóteses. É neste momento que o cientista formula as respostas iniciais para os questionamentos utilizando-se unicamente das observações feitas na primeira etapa. Estas hipóteses, além do mais, devem ser possível de teste.

A experimentação é considerada a etapa mais importante do método científico e é possivelmente a etapa que diferencia a Ciência das demais atividades humanas. É nesta etapa que as hipóteses propostas anteriormente serão testadas e validadas. A experimentação foi introduzida com o intuito de “confirmar” a hipótese, pois a partir dela que é decidido se a explicação desenvolvida na etapa anterior era realmente confiável ou deveria ser descartada ou melhor elaborada.

A próxima etapa é a verificação. Nesta etapa o experimento que foi feito uma única vez deve ser refeito outras vezes e nas mesmas condições na qual o primeiro foi realizado a fim de obter o mesmo resultado (quanto maior o número de verificações, mais seguro será que a explicação é válida).

Na última etapa, a previsão, as hipóteses testadas devem contemplar a característica atemporal, ou seja, qualquer outro cientista deverá ser capaz de realizar esse experimento a fim de testar se essas hipóteses podem explicar o fenômeno para qualquer época e em qualquer lugar.

Após terem sido concluídas todas as etapas, os conhecimentos obtidos deixam de ser apenas explicações provisórias ou hipóteses e se tornam o que chamamos de Teoria Científica. Em seguida, o resultado que foi obtido deve ser divulgado para a comunidade científica, seja por meio de revistas ou artigos científicos.

Porque escolhemos a Ciência como forma de pensamento e a forma de observar e estudar o mundo natural? Porquê ela permite a verificação de nossa compreensão, a possibilidade de correção das leis que propomos a partir de nossas observações.

A Ciência é um processo gradativo e autocorretivo. Fazer Ciência é evoluir o pensamento é chegar um novo lugar onde ninguém chegou. É mais que apenas conhecer o Universo, é saber como ele funciona.

O maior divulgador científico da história, Carl Sagan, dizia: “A ciência é muito mais que um corpo de conhecimentos. É uma maneira de pensar. A ciência convida a admitir os fatos, mesmo que não estejam de acordo com nossas idéias. Ela nos aconselha a incluir nos cálculos, hipóteses, alternativas e a considerar qual delas se acomoda melhor aos fatos [...]. É uma ferramenta essencial para uma democracia em época de mudanças”.