Página inicial > Textos de divulgação > O Experimento de Eratóstenes

O Experimento de Eratóstenes

Publicado: Sexta, 28 de Junho de 2019, 12h13 | Última atualização em Sexta, 28 de Junho de 2019, 12h13 | Acessos: 8681

Curiosidade é algo que já mencionamos em um dos nossos textos que também se encontra nesse site. E não poderíamos deixar de mencioná-la mais uma vez quando fala-se de um exímio astrônomo grego que tinha por nome Eratóstenes. Nasceu em Cirene, uma das mais importantes cidades gregas na época. Quando Eratóstenes estava a cargo como bibliotecário chefe, na famosa Biblioteca de Alexandria, ele leu sobre um poço famoso na cidade egípcia de Swenet (Syene, atual Asuão) que ficava as margens do rio Nilo, que no primeiro dia do Solstício de Verão (21 de Junho), ao meio dia, o poço refletia o Sol e nenhuma sombra era projetada no fundo do poço. Parece-nos algo comum, mais um dia comum no ano, iniciando mais um verão, mas Eratóstenes não ficou no comum, ele quis ir além e saber o porquê desse acontecimento, sabendo que no mesmo horário, na cidade de Alexandria, uma estaca fazia sombra com um ângulo considerável. Carl Sagan menciona sabiamente, se a Terra fosse plana, tanto em Syene como em Alexandria a sombra não faria sombra nesse momento. Como a Terra não é plana os raios do Sol incidem perpendicularmente contra a supercície terrestre no Trópico de Câncer e chegado o dia do solstício Eratóstenes foi aos cálculos. Sabendo que a distância entre as duas cidades era de aproximadamente 4.400 estádios (medida utilizada na época) e o ângulo medido foi de aproximadamente 7,2º e isso equivale a cerca de 1/50 de uma circunferência (C) completa (360º). Nesse caso:

(1/50)C -> 800 Km

C -> 800 km x 50 ≈ 40000 Km

Logo, como C = 2πR

R = C/2π ≈ 6366 Km

Que é a medida indireta do raio da Terra.

A medida atual: 6371.

Somente utilizado a curiosidade e algumas ferramentas básicas, Eratóstenes conseguiu o cálculo quase preciso do raio da Terra. A Ciência agradece a esse cientista por seu esforço curioso que mostrou como podemos ir além apoiados nas evidências científicas.

3

Organizado nesse ano pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Ellinogermaniki Agogi (EA) em colaboração com a Hellenic Mathematical Society o Erathosthenes Experiment é um evento anual que tem por intuito refazer o experimento realizado pelo astrônomo grego Eratóstenes no ano de 240 B. C.

4

5

Os alunos e coordenadores do Projeto de Extensão BINGO: Lutando pela Ciência no Sertão Paraibano, da Universidade Federal de Campina Grande, na cidade de Cajazeiras-PB, participaram desse projeto e os resultados foram satisfatórios.